29/11/11

Doce de Abóbora com Amêndoas

Boa noite. esta receita faz parte do livro base da Bimby mas leva nozes. Eu substitui por amêndoas sem pele. Ficou muito bom. 

Ingredientes:

- 800 gramas de abóbora , cortada em pedaços pequenos 
- 400 gramas de  açúcar louro (amarelo)
- Sumo de 1 laranja
- 1 pau de canela
- 100 gramas de amêndoas sem pele

Preparação:

Coloque no copo 400 gramas de abóbora e triture 15 segundos na velocidade 6. Repita o processo para as restantes 400 gramas.
Adicione o açúcar, o sumo da laranja, o pau de canela e programe 30 minutos, temperatura 100°C, velocidade 1, substitua o copo de medida pelo cesto para evitar salpicos.
Retire o pau de canela, programe 15 segundos e vá progressivamente até à velocidade 6.
Adicione asamêndoas e envolva com a ajuda da espátula. Deite logo de seguida em frascos previamente escaldados fechando de imediato. Vire-os de cabeça para baixo para criar vácuo.

Depois da receita feita, e antes de juntar a amêndoa, programei mais 15 minutos, temperatura varooma, velocidade colher, colocando na mesma o cesto por cima da tampa.

Nota (transcrita do livro):

Quando triturar, faça-o progressivamente até chegar à velocidade 6. É fundamental esperar 2 a 3 segundos antes de abrir a tampa, para permitir a estabilização e evitar o perigo de salpicos.

Sabia que (transcrito do livro):

A abóbora e as nozes fazem com que este doce delicioso seja rico em beta-caroteno, vitamina A e ácidos gordos insaturados, todos eles compostos essenciais ao organismo.

28/11/11

Paneer - Queijo Indiano de Vaca

No dia 24 foi dia de Greve Geral, mas não para a minha Bimby que se fartou de trabalhar. Uma das coisas que finalmente decidi meter mãos à obra e experimentar fazer foi o queijo indiano de vaca - mais uma receita do "Livro Índia".
É muito simples de fazer.


Ingredientes:

- 1800 gramas de leite gordo
- 30 gramas de vinagre branco
- Sal q.b.

Preparação:

Coloque no copo o leite e programe 25minutos, temperatura 90º, velocidade 2.
Adicione o vinagre e o sal e programe 1minuto, velocidade 2.
Depois da mistura coalhada, coe com a ajuda de um pano de algodão fino e o cesto. Aperte bem o pano, coloque um peso por cima e deixe arrefecer.
Depois de frio reserve no frigorífico pelo menos 3 horas de modo a sair o soro todo e ganhar consistência.

Notas:
O Paneer pode ficar em repouso durante 24 horas de modo a ficar mais firme .
Pode adicionar ervas aromáticas ou especiarias a gosto.
Dá para um queijo pequeno.

 









24/11/11

E ainda.....

E hoje, dia de Greve Geral, a coitada da Bimby ainda trabalhou nuns Brigadeiros e numa Compota de Abóbora com Amêndoa.
Agora já lhe dei descanso que também merece. Merece ela e mereço eu que já nem sinto as pernas.
Amanhã ponho aqui as receitas e respectivas fotos.
Tenham então todos uma boa noite e descansem bem porque amanhã já não há GREVE.

Cupcakes de Tangerina com Pasta de Açúcar

Outra das coisas que fiz hoje com a ajuda da minha Bimby foram uns cupcakes de tangerina, que depois eu e os meus filhos nos entretemos a decorar com Pasta de Açúcar.



Ingredientes:

- 400 gramas de açúcar
- 300 gramas de farinha
- 150 gramas de óleo
- 2  ou 3 tangerinas
- 5 ovos
- 1colher de chá de fermento
- Forminhas de papel


Preparação:

Ligue o forno a 180º e coloque forminhas de papel dentro das formas de metal para queques (também pode usar antes as formas de silicone para queques). Lave bem as tangerinas, corte-as em pedaços com a casca, retire-lhe os caroços e deite no copo da Bimby. Junte o açúcar, feche o copo e programe 50 segundos na velocidade 8.  Coloque depois a borboleta, junte os ovos  e bata 5 minutos na velocidade 4. Adicione o óleo e bata 10 segundos na mesma velocidade. Junte a farinha e o fermento e misture 30 segundos na velocidade 4. Misture com a ajuda da espátula, deite para as forminhas de papel (dentro das de metal), ou para as de silicone e leve ao forno mais ou menos 20 minutos.
Retire, deixe arrefecer, desenforme e delicie-se.

Depois pode optar por fazer decorações com pasta de açúcar.







20/11/11

Pectina caseira - Espessante para geleias e compotas

Boa tarde a todos. Hoje, pela primeira vez, experimentei fazer a PECTINA - espessante para geleias e compotas de frutas mais "aguadas", como o melão e o morango. Já tinha visto a receita em diversos blogs e a minha irmã já tinha feito mas eu nunca me tinha posto a isso.
Mas, também vos digo uma coisa, só consegui tratar de arranjar a parte branca das laranjas graças às facas de cerâmica. Caso contrário este seria um trabalho impensável para mim, já que sou um desastre em cortar coisas finas (tiro mesmo só casca bem grossa, de tal maneira que as coisas ficam reduzidas em quase metade. Eh Eh).



Ingredientes:

- 100 gramas da pele branca da laranja
- 570 gramas de água

- Sumo de 1 limão

Preparação:

Colocar no copo a pele branca da laranja e dar uns golpes de turbo. Juntar a água e o sumo de limão e programar 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Depois programar mais 20 minutos, temperatura 100, velocidade 2.
Retirar do copo e coar o líquido utilizando um passador fino. Calcar bem os restos das cascas para que saia o líquido todo, já que essa é a parte que contem mais pectina.
Deitar num frasco esterilizado e fechar de imediato. Deixar arrefecer o frasco virado com a tampa para baixo para ganhar vácuo.
Dura 4 meses.
A parte branca









                                                       
A casca das laranjas e a famosa faca







A parte banca depois dos golpes de turbo









    Com a água e o sumo de limão








NOTAS:
Use 60 a 120ml de pectina para cada 500g de frutas quando fizer as suas compotas ou geleias.
Agite o frasco antes de usar.
Estas notas foram retiradas DAQUI .

18/11/11

Bolo Multi-Cores

Olá boa tarde. E acabar bem a semana, nada melhor do que fazer um bolo e inovar um bocadinho.
Assim, peguei na receita de um simples BOLO DE IOGURTE (Clicar no nome para ver a receita) e inspirei-me numa que vi no mundo de receitas da Claudymix e também no post da Miosotis no bimby4all). O bolo a fazer pode ser qualquer um que goste mas de massa clara, excluindo, portanto, o bolo de chocolate.
Só tem que fazer a massa do bolo escolhido, escolher uns corantes alimentares, dividi-la em tantas porções  quantas as cores que quer  usar e criar assim um bonito efeito.
Eu usei 4 cores diferentes.
Ei-lo aqui. Ficou tão giro!!!! 
A massa antes de ser colorida
 As quatro cores - Amarelo, Vermelho (ficou mais para o Rosa), Verde e Azul.










A primeira camada na forma











A segunda camada











A terceira camada











A última camada









O Bolo já pronto e desenformado
Aspecto interior
 

16/11/11

Orgulho de Tia e de Mãe

Boa noite a todos.
Já aqui vos falei do orgulho que senti quando o meu sobrinho mais velho tirou aquelas notas espetaculares no 11º ano (orgulho de tia).
Também já vos falei do orgulho imenso que sinto no meu filho mais velho que anda agora no 6º ano (orgulho de mãe).
Pois bem, agora chegou a vez de vos falar no imenso orgulho que tenho da minha sobrinha mais velha, que anda no 2º ano de Biologia e também no meu filho mais novo que entrou este ano para o 1º ciclo.

Comecemos pela minha sobrinha que me deixou verdadeiramente babada quando eu soube a nota dela de Matemática. É que a menina Rita não se contentou com a nota final de 10 que tinha tido no ano lectivo passado e vai de se auto impor tentar subi-la este ano.

E... não é que conseguiu? A subida é feita em duas fases e na primeira ela teve a bonita nota de 19.3. Sim, leram bem. Parabéns!!!!!!!!  
A minha linda ficou tão feliz, tão feliz que a inspiração fluiu nas suas veias e resolveu pintar uma tela. O tema é a "Alice no País das Maravilhas".
Ficou bem bonita, não acham?


E agora é a vez de vos falar do meu Pedro.
Hoje de manhã, após o deixar na escola, encontrei a professora dele e ela disse-me que o meu filho está óptimo e é um dos melhores alunos dela. A matemática então ninguém o bate.
Fiquei babada.
É certo que ele tem sempre bola verde (no 1º ciclo, pelo menos no 1º ano,  também usam o sistema das bolinhas do comportamento - a verde; a amarela e a vermelha). E vem uma grelha mensal colada no caderno deles em que as bolas vão sendo preenchidas à medida que passam os dias.
Também é verdade que ele desde que começou a escola faz sempre os trabalhos quando chega a casa e faz com cuidado e perfeição.  Mas ouvir da boca da professora este elogio é bem diferente.
Pode-se dizer que comecei muito bem o dia. 
Adoro-te filho.  



Receitas de FROSTINGS

Boa tarde. Como já me pediram receitas de Frostings e apenas tinha aqui uma (o de baunilha), resolvi postar aqui algumas.
Estão em modo tradicional, mas para as converterem para a bimby basta seguirem os passos do Frosting de baunilha:

Frosting de Baunilha:



250 gramas de açúcar em pó
80 gramas de manteiga à temperatura ambiente - ATENÇÃO: NÃO A DERRETA NO MICROONDAS. NÃO É MANTEIGA DERRETIDA SENÃO NÃO RESULTA
25 ml de leite gordo - +/- 120 gramas
5 gotas de extracto de baunilha

Preparação na BIMBY:

No copo da bimby deite o açúcar e pulverize 15 a 20 seg, vel 9. Junte o leite à temperatura ambiente, a manteiga e a baunilha e misture 2 a 3 minutos na vel 3 - até ter uma consistência suficientemente grossa para que possa ser trabalhada com um saco de pasteleiro.
Depois deite este frosting num saco de pasteleiro com um bico à sua escolha (eu usei os sacos descartáveis mas também pode usar um saco plástico cortado na ponta e com o bico introduzido - como me foi ensinado no curso da bimby.

Eis então mais algumas receitas de frostings:





































ESTAS IMAGENS E RECEITAS FORAM RETIRADAS DO LIVRO "MERRY CUPCAKES".

13/11/11

Biscoitos de Gengibre

Geralmente, aos Domingos, é dia de fazer coisinhas boas na Bimby. Hoje para estrear a minha forma do Menino Gengibre, resolvi experimentar uns biscoitos desta especiaria e estrear-me no uso do glacê real. Até que não me saí nada mal !!!!!!!!


  
Ingredientes:

- 40 gramas de manteiga
- 3 colheres de sopa de mel
- 100 gramas de açúcar mascavado
- 1 ovo batido
- 400 gramas de farinha de trigo
- 3 colheres de chá de gengibre (só meti 2)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de essência de baunilha


Preparação:

Coloque no copo a manteiga e o açúcar, programe 3 minutos, temperatura 90º C, velocidade 2. Junte o mel e o ovo batido, programe 20 segundos, velocidade 3. Por fim junte a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e o gengibre. Programe 2 minutos, velocidade Espiga.
Retire a massa do copo e estenda-a sobre papel vegetal polvilhado com um pouco de farinha até uma espessura de 0,5 cm. Corte a massa com formas em forma de bonecos e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º C, durante cerca de10 minutos até cozer a massa.

Glacê Real:

220 gramas de açúcar pulverizado na bimby durante 15 segundos, velocidade 9.  Junta 1 clara de ovo e 1 colher de chá de sumo de limão e programa 10 segundos na velocidade 6.