31/03/17

Panna Cotta de Coco

Boa tarde. A minha receita deste mês para a Panegara é uma sobremesa italiana a qual eu adoro. Uma Panna Cotta. 
Esta tem um sabor especial - sabe a coco. 


Ingredientes: 

- 200 ml de Natas
- 200 ml Leite de coco Koala
- 4 Colheres de sopa de açúcar
- 1 pacote de Cuajada


Preparação Bimby:
 


Deitar todos os ingredientes no copo da Bimby e deixar programar 5 minutos, temperatura 90ºC, velocidade 1..
Deitar o preparado numa forma 
grande ou em formas pequenas e colocar no frigorífico até solidificar.
Desenformar e servir com cobertura a gosto.

Preparação Tradicional: 

Levar ao lume, num tacho anti-aderente, o leite de coco, o açúcar e a cuajada. Deixe levantar fervura, mexendo sempre, e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Retire do lume e adicione as natas, mexendo sempre. 
Deitar o preparado numa forma grande ou em formas pequenas e colocar no frigorífico até solidificar.
Desenformar e servir com cobertura a gosto.


26/03/17

Bolo de laranja e limão

Boa tarde. Com esta Primavera (?) muito chuvosa, está mesmo bom para ligar o forno, fazer um bolinho e aquecer a alma com uma fatia e uma chávena de café (ou chá), não acham?
Pois bem, hoje fiz a um bolo de laranja e limão, usando a receita do bolo de limão do livro  da Bimby.
Ficou mesmo bom.



Ingredientes:

- 300 gramas de açúcar
- 2 laranjas (só casca fina e sumo)
- 1 limão (só casca fina e sumo)
- 260 gramas de farinha (mais q,b, para polvilhar)
- 70 gramas de amido de milho
- 170 gramas de óleo de girassol 
- 170 gramas de leite
- 4 ovos
- 1 colher de chá de fermento para bolos

Preparação Bimby: 

Prá-aqueça o forno a 180ª C. Unte uma forma de coroa de 22-24 cm (usei um tabuleiro). Unte-a com óleo e polvilhe-a com farinha. 
Coloque no copo da bimby o açúcar, a casca de 1 limão e de uma laranja,lavada mas bem seca, e pulverize 10 segundos na velocidade 10.
Adicione a farinha, o óleo, 80 gramas de sumos de limão e laranja (misturado), o amido de milho, o leite, os ovos, a colher de fermento e bata 30 segundos na velocidade 5. 
Deite na forma e leve ao forno a 180º C durante 35 a 45 minutos (vá verificando cozedura a partir dos 30 minutos, NUNCA abra o forno antes de metade do tempo de cozer o bolo, e desligue o mesmo 5 minutos antes de acabar de cozer o bolo, para poupar energia.
Deixe o bolo arrefecer 10 minutos antes de desenformar e se quiser polvilhe com açúcar em pó.

Preparação tradicional: 

Prá-aqueça o forno a 180ª C. Unte uma forma de coroa de 22-24 cm (usei um tabuleiro). Unte-a com óleo e polvilhe-a com farinha.
Rale as cascas dos citrinos.
Numa taça Adicione a farinha, o óleo, 80 gramas de sumos de limão e laranja (misturado), o amido de milho, o leite, os ovos, a colher de fermento e bata bem.
Deite na forma e leve ao forno a 180º C durante 35 a 45 minutos (vá verificando cozedura a partir dos 30 minutos, NUNCA abra o forno antes de metade do tempo de cozer o bolo, e desligue o mesmo 5 minutos antes de acabar de cozer o bolo, para poupar energia.
Deixe o bolo arrefecer 10 minutos antes de desenformar e se quiser polvilhe com açúcar em pó.

25/03/17

Mousse de bolacha Maria

Olá boa tarde. 
Mais um desafio mensal do Cantinho das Cozinheiras.

E o blog deste mês é o As receitas da mãe galinha da Joana Claro . 
A receita por mim escolhida foi a mousse de bolacha maria .



Ingredientes:

- 600 ml de Nata 
- 200 gramas de Bolachas Maria
- 1 lata de Leite Condensado


Preparação Bimby: 
Pique as bolachas na velocidade 7 durante 20 segundos. Retire e reserve.
Coloque a borboleta no copo e bata as natas na velocidade 3 e 1/2, sem copinho, 4,30  a 6 minutos (vá verificando para que as natas não passem a manteiga).
Adicione metade do leite condensado e metade da bolachas picadas e envolva, sem tirar a borboleta, na velocidade 1 durante 2 minutos (se necessário ajude com a espátula pois é difícil de envolver). Depois adicione a outra metade do leite condensado e da bolacha e faça o mesmo. 

Coloque numa taça e leve ao frigorífico. Antes de servir decore com  bolachas inteiras ou picadas (ou outra coisa a gosto)

Preparação Tradicional:

Coloque as bolachas dentro de uma pano ou saco e com um copo ou garrafa, pressione as bolachas até que fiquem trituradas. Reserve.
Bata as natas. Adicione o leite condensado e as bolachas picadas e envolva.
Coloque numa taça e leve ao frigorífico. Antes de servir decore  bolachas inteiras ou picadas (ou outra coisa a gosto).





24/03/17

Tendências de Sabores® 2017 - Margão

Boa tarde.
Foi em Lisboa, no dia 23 de Fevereiro de 2017 , que a  Margão,  lançou em Portugal o guia Tendências de Sabores® 2017.


As Tendências de sabores de 2017  foram, apresentadas a clientes, parceiros e meios de comunicação social, em dois eventos únicos, que contaram com o desenvolvimento de um menu exclusivo do Chef Rodrigo Castelo (Com uma vasta experiência em gastronomia portuguesa e na adaptação de tendências globais à cozinha nacional, o Chef Rodrigo Castelo conta já com vários prémios, entre eles Chef Revelação no Tejo Gourmet (2015), Medalha de Ouro no 9º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto (2015) e Restaurante Recomendado no Guia Repsol (2015)) .
Entre os pratos apresentados, constaram iguarias como Coscorão do Rio até ao Mar ou Sopa de Peixe com Ovas de Barbo, entre outros.

O relatório Tendências de Sabores® apresenta cinco novas tendências para 2017, identificando sabores únicos que ajudam a dar uma nova imagem aos pratos – seja em casa, na restauração ou no retalho”, 
Este ano foi apresentado, entre outras tendências,  um novo tempero que se adapta a qualquer prato – o Baharat - uma mistura de especiarias tipicamente Mediterrânica, que junta o cominho, cardamomo, pimenta preta, noz-moscada, entre outras, ideal para sopa sazonais, molhos à base de tomate ou para pratos de frango.”


Visite o  www.margao.pt e Margão, dá sabor à sua Imaginação e descubra as saborosas e inovadoras receitas inspiradas nas Tendências de Sabores 2017.


Empadão de frango e arroz

Olá boa tarde. Será que venho a tempo de vos trazer uma sugestão para o jantar? Nesta receita tive três aliados - o arroz Bom Sucesso, a Paladin e a Wood Flavors
Sirvam-se à vontade. 





Ingredientes:

- 1 peito de frango cozinhado (temperado com massa de pimentão, azeite e massa de alho)
- Rodelas de chouriço, q.b.
- Água, q.b frango, q.b


Preparação:

Temperar o frango com uma marinada feita de massa de pimentão, azeite e alho.
Cozinhá-lo, cortado aos cubos, numa frigideira com margarina.
Num tacho deitar água suficiente para cozer o arroz , temperar com sal e deixar ferver. Adicionar molho do frango, quantidade a gosto.
Acrescentar o arroz e mexer com um garfo. Deixar cozer e ir juntando água se vir que vai sendo necessário.
Picar a carne. Deitar numa tigela, juntar um pouco do molho e reservar.
Quando o arroz estiver cozido mas não espapaçado nem seco, coloque uma camada num tabuleiro de ir ao  forno, no meio coloque o picado da carne e por cima tape com mais arroz.
Corte o chouriço às rodelas, tire a pele e disponha por cima do empadão. Enfeite a gosto com ketchup e leve ao forno cerca de 15 minutos a 180º C.


16/03/17

Livro Superalimentos

Boa tarde,
Desde o dia 3 de Março podemos encontrar à venda um livro bem interessante. Trata-se de "Superalimentos, refeições com mais vida" da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida **
 A Saída de Emergência teve a gentileza de me enviar um exemplar. 


Os superalimentos já entraram na nossa vida, mas sabe como os utilizar correctamente, as quantidades, a frequência e a forma de os consumir, quer seja natural ou cozinhada?

Por exemplo, alimentos como o agrião, os espinafres, a romã, a beterraba, os brócolos e a couve-roxa são considerados superalimentos, contêm determinados nutrientes que são benéficos para a saúde.
Também as bagas de gogi, sementes de chia, quinoa, os brócolos, os espinafres, as couves de Bruxelas, o agrião e as nozes também são Superalimentos.

Em Superalimentos, refeições com mais vida  pode encontrar receitas para quem procura integrar superalimentos nas rotinas do dia-a-dia, prevenir doenças ou ter uma saúde mais equilibrada.

Por exemplo sabia que?

Os mirtilos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares?
As bagas de goji retardam o avanço da doença de Alzheimer?
A romã ajuda a regular a tensão arterial?
As nozes melhoram a memória e os estados de humor?
A beterraba previne o desenvolvimento de cancro

** Mafalda Rodrigues de Almeida licenciou-se em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e obteve o grau deMestre em Políticas Alimentares pela City, University of London. É autora do blog Loveat, onde partilha receitas e dicas para uma alimentação e estilos de vida saudáveis, e trabalha como consultora na área de inovação alimentar na restauração para proporcionar aos consumidores refeições mais equilibradas do ponto de vista nutricional. Exerce ainda nutrição Clínica na área de Lisboa. Participa no programa “Faz Sentido” do canal SIC Mulher com uma rubrica mensal dedicada à alimentação saudável e ministra workshops semanais de
cozinha vegetariana, saudável ou sem glúten.

Visite AQUI o blogue da autora.

10/03/17

Taroço

Olá boa tarde.
Hoje venho falar-vos um pouco de uma recente marca de produtos alimentares - a Taroço
Taroço é uma marca de produtos alimentares, recentemente criada pelos fundadores e responsáveis deste projecto, que neste momento inclui o patê de tremoço. O tremoço tem várias vantagens das quais se destaca o seu baixo valor calórico, alto valor proteico e baixo teor em gorduras.
Estão disponíveis três variedades de patê: Clássico, Pimento Verde Cebola.
Este produto direcciona-se a qualquer tipo de consumidor:
  • Vegetarianos, visto que não inclui qualquer tipo de produto de origem animal;
  • Celíacos, não contendo glúten;
  • Hipertensos, não contendo sal;  
  • Diabéticos e intolerantes a lactose, classes que ao longo das gerações tendem a aumentar.   
Não contém emulsantes, conservantes e corantes, contendo apenas ingredientes naturais e saudáveis. 
Foram-me enviadas três amostras de oferta, uma de cada sabor.



AQUI podem ler um pouco da história da Taroço e AQUI podem encontrar os contactos.
Já testei o sabor Pimento Verde e em breve provarei os outros. Entretanto façam uma visita ao site e encomendem já os vossos patês. 


07/03/17

Tigeladas de Abrantes

Boa tarde. Ao tempo que eu andava para experimentar fazer tigeladas. Um doce que adoro.
Quando vi esta receita AQUI não resisti.
E foi hoje, para comemorar o sexto aniversário do blog, que me arrisquei.


Ingredientes: 
- 10 ovos
- 380 gramas de açúcar
- 20 gramas de farinha tipo 55
- 500 gramas de leite
- 1 pau de  canela
- Casca de 1 limão 


Preparação Bimby:

Ligar o forno a 250ºC e colocar as formas (não vidradas) de tigeladas dentro do mesmo cerca de 30 minutos.
colocar no copo: os ovos, o açúcar e a farinha e programar 2 minutos na velocidade 3. Deixar repousar no copo a massa.
Colocar o leite ao lume (no fogão) com o pau de canela e a casca de limão. Assim que levantar fervura desligar o lume e retire o pau de canela e a casca de limão.
Programar a Bimby 2 minutos na velocidade 3 e adicionar à massa o leite fervido pelo bocal.
Deixar repousar no copo cerca de 10 minutos-
Com uma espumadeira  retirar a espuma da massa.
Voltar a colocá-las no forno durante 10 minutos a 250º C (verifique se é necessário estarem mais tempo no forno). 



NOTAS: 

- Deixar os recipientes bastante quentes antes de por líquido dentro. (ficam 20 a 30 minutos no forno ligado a 250ºC).  Este é o tempo de fazer a receita de deixar descansar.

- Quando fizer a receita, o liquido vai ficar  com espuma dos ovos ao de cima. Retirar a mesma com uma espumadeira.  Volta a mexer líquido um bocadinho e só depois enche as formas até cima.


- Deixe as tigeladas arrefecerem bem antes de as desenformar (devem estar bem frias). 




Sexto aniversário do blog

Olá.
Pois é, o tempo passa mesmo a correr e o meu blog já faz 6 aninhos.
Seis anos de muita aprendizagem, de muitos melhoramentos e ensinamentos. Quero agradecer a todos os que me têm acompanhado, quer desde o primeiro dia, desde o primeiro post, quer aos meus mais recentes seguidores.
Agradeço muito o crescimento que este meu refúgio tem tido, quer aqui quer  na página do facebook.
Este ano não tive oportunidade de organizar grande coisa mas não posso deixar passar a data em branco e por isso tenho, em conjunto com a Editora Saída de Emergência um miminho para vos oferecer.
Pois é, quem se quiser habilitar a 1 exemplar do livro Superalimentos, refeições com mais vida da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, apenas tem que preencher o formulário abaixo e poderá ser o/a vencedor/a.
O giveaway começa hoje, dia 7 de Março e termina no próximo dia 13.
Cada participante apenas poderá participar uma vez.
Não se esqueçam de cumprir TODAS as regras para não serem desclassificados. Obrigada e boa sorte a todos 
Ah, não se esqueçam da partilha publica, na vossa página do facebook , que é obrigatória e de convidarem 6 amigos a participarem.












a Rafflecopter giveaway

05/03/17

Lemon Curd e Orange Curd

Olá olá. O vosso fim-de-semana foi bom? Espero que sim. 
Hoje, Domingo, foi  dia de fazer curd. Fiz de limão e de laranja. O Curd é óptimo para cobertura e recheio de bolos e também para barrar umas bolachinhas. 
Para tirar a casca dos citrinos auxiliei-me do meu descascador multifunções da Borner e para tirar o sumo usei o meu espremedor também da Borner, dois preciosos utensílios.

O de limão: 




O de laranja: 


Ingredientes para o lemon curd: 


- 2 limões
- 160 gramas de açúcar 
. 60 gramas de manteiga
- 2 ovos


Preparação Bimby:

Coloque no copo açúcar com a casca dos limões  (só a parte amarela) e programe  25 segundos na velocidade 9.
Junte a manteiga, o sumo dos limões e programe 1 minuto na velocidade 2.
Adicione os ovos e misture 10 segundos na velocidade 4.
De seguida programe 7 minutos, temperatura 80º C, velocidade 2. 
Retire e reserve em frascos esterilizados.
Pode conservar no frigorífico ou congelar em pequenas porções para usar mais tarde.


Preparação tradicional:

Num tacho, coloque o açúcar, a raspa de limão, a manteiga e o sumo de limão. Leve ao lume e deixe derreter. Quando começar a ferver, deixe ferver durante 3 minutos.
Parta os ovos para uma tigela. Bata bem com uma vara de arames. Aos poucos e enquanto bate, junte em fio a calda.
Coloque novamente no tacho. Deixe cozinhar em lume brando sem parar de mexer até engrossar. Apague o lume antes de começar a ferver. Deixe arrefecer.


Guarde em frascos que vedem bem. Vire-os durante 30 minutos para que ganhem vácuo. Depois de frio, guarde os frascos no frigorífico.

Ingredientes para o orange curd: 

- 2 laranjas  (150 ml de sumo)
- 100 a 120 gramas de açúcar (consoante a acidez)
. 60 gramas de manteiga
- 2 ovos
- Essência de baunilha (opcional)



Preparação Bimby:

Coloque no copo açúcar com a casca das laranjas (só a parte laranja) e programe  25 segundos na velocidade 9.
Junte a manteiga, o sumo das laranjas e programe 1 minuto na velocidade 2.
Adicione os ovos e misture 10 segundos na velocidade 4.
De seguida programe 7 minutos, temperatura 80º C, velocidade 2. 
Retire e reserve em frascos esterilizados.
Pode conservar no frigorífico ou congelar em pequenas porções para usar mais tarde.



Preparação tradicional:

Num tacho, coloque o açúcar, a raspa de laranja, a manteiga e o sumo de laranja. Leve ao lume e deixe derreter. Quando começar a ferver, deixe ferver durante 3 minutos.
Parta os ovos para uma tigela. Bata bem com uma vara de arames. Aos poucos e enquanto bate, junte em fio a calda.
Coloque novamente no tacho. Deixe cozinhar em lume brando sem parar de mexer até engrossar. Apague o lume antes de começar a ferver. Deixe arrefecer.
Guarde em frascos que vedem bem. Vire-os durante 30 minutos para que ganhem vácuo. Depois de frio, guarde os frascos no frigorífico.


02/03/17

Glass Noodles

Muito boa tarde. Uma refeição que sabe sempre muito bem aos adultos cá de casa. Comida chinesa !



Ingredientes:
- Camarão (quantidade a gosto)
- 1 pacote de mistura chinesa
- 1 lata pequena de cogumelos
- 1 lata de rebentos feijão mungo Koala
- 1 cenoura 
- 50 gramas de azeite
- 1 dente de alho
- 50  gramas de cebola
- Mistura de ervas para massas
- 5 gramas de molho de soja
- 35 gramas de vinho branco
- 1 caldo de marisco
- Um pacote de glass noodles


Preparação Bimby:
Descasque o camarão, parte em pedaços, consoante o tamanho dele, e reserva (o camarão ainda congelado é mais fácil de descascar).
Coloque os noodles num pirex e cubra com água a ferver. Deixe apenas uns minutos para que não fique demasiado mole.
No copo da Bimby deite a cebola e o alho descascados , o azeite e a cenoura descascada e partida aos pedaços. Pique a gosto na velocidade 5. Refogue 5 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
Adicione o vinho ou vinagre, o molho de soja e a mistura de ervas e programe 2 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
Junte  a mistura chinesa, os cogumelos, o caldo de marisco e o camarão e envolva 3 minutos, temperatura varoma, velocidade colher inversa. 
Adicione a massa escorrida e programe 1 minuto e meio na mesma velocidade e temperatura (se verificar que a massa está muito rija, programe mais um tempinho).